Page 63 - revista_ato (1)
P. 63
Maria Isabel Cunha Pimenta
É preciso acompanhar a teoria lacaniana tam-
bém em suas diferentes articulações reconhecendo que do
Seminário IV – A Relação de Objeto, ao Seminário X – A
Angústia há mudanças de posição quanto ao objeto. Lacan
começa no Seminário IV e continua no Seminário V – As
Formações do Inconsciente a elaboração da questão da an-
gústia e do tratamento do objeto pelo sujeito através da
‘solução’ fóbica, onde o seu aparecimento se dá quando
algo da fobia vai sendo abordado e amenizado.
E no Seminário VIII – A Transferência ele retoma
o objeto, aqui em suas formas imaginária e simbólica, de
maneira extensa e detalhada. O objeto simbólico, através
de seu símbolo ɸ, aponta o lugar onde se produz a falta angústia, nominação real
de significante que dê conta de nomear a experiência do
ser. Nesse Seminário ele aborda o que virá a retomar no
Seminário X: a importância das questões suscitadas pelo
desejo e pela demanda, e o mal-estar consequente das
soluções aí inventadas pelo sujeito.
Há no Seminário X a elaboração de uma nova
estrutura de falta, que passa pela topologia e dá lugar a um
estatuto inédito do corpo. Segundo Miller, nesse Seminário
Lacan promove uma desimaginarização do objeto, assim
como uma dessimbolização e uma dessignificantização.
Na primeira parte do Seminário X se exploram
e ao mesmo tempo se rompem os esquemas ópticos
(trabalhados no Seminário IV), e na segunda parte, embora
eles fiquem em algum lugar, agora criam outro espaço,
Revista da Ato – Escola de psicanálise, Belo Horizonte, Angústia, Ano I n. 0, pp. 59-67, 2015 63
É preciso acompanhar a teoria lacaniana tam-
bém em suas diferentes articulações reconhecendo que do
Seminário IV – A Relação de Objeto, ao Seminário X – A
Angústia há mudanças de posição quanto ao objeto. Lacan
começa no Seminário IV e continua no Seminário V – As
Formações do Inconsciente a elaboração da questão da an-
gústia e do tratamento do objeto pelo sujeito através da
‘solução’ fóbica, onde o seu aparecimento se dá quando
algo da fobia vai sendo abordado e amenizado.
E no Seminário VIII – A Transferência ele retoma
o objeto, aqui em suas formas imaginária e simbólica, de
maneira extensa e detalhada. O objeto simbólico, através
de seu símbolo ɸ, aponta o lugar onde se produz a falta angústia, nominação real
de significante que dê conta de nomear a experiência do
ser. Nesse Seminário ele aborda o que virá a retomar no
Seminário X: a importância das questões suscitadas pelo
desejo e pela demanda, e o mal-estar consequente das
soluções aí inventadas pelo sujeito.
Há no Seminário X a elaboração de uma nova
estrutura de falta, que passa pela topologia e dá lugar a um
estatuto inédito do corpo. Segundo Miller, nesse Seminário
Lacan promove uma desimaginarização do objeto, assim
como uma dessimbolização e uma dessignificantização.
Na primeira parte do Seminário X se exploram
e ao mesmo tempo se rompem os esquemas ópticos
(trabalhados no Seminário IV), e na segunda parte, embora
eles fiquem em algum lugar, agora criam outro espaço,
Revista da Ato – Escola de psicanálise, Belo Horizonte, Angústia, Ano I n. 0, pp. 59-67, 2015 63