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fazer escolaChegar ou partir?
do ano de 2013, mesmo sabendo que não seria uma
tarefa fácil de ser executada.
Então, ante a complexidade do tema, para
atenuar a tensão, apoio-me no dito de Lacan, ainda no Ato
de Fundação: “deixamos a cargo de cada um descobrir suas
promessas e seus obstáculos” (LACAN, 2003, p.242).
Tendo que prosseguir, tentando me soltar vem o
embaraço: como dar consistência ao texto? Ouço a música
de Milton Nascimento “Encontros e despedidas”:
E assim chegar e partir...
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem
Da partida...
A hora do encontro
É também, despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida...
E por que ela me inspirou? Pelo momento,
discussões e reflexões acerca da fundação da Escola, que
aponta para um fim e um começo. Então essa escolha
da música me remeteu ao que Lacan, no capítulo 1 do
Seminário O Ato Psicanalítico (1967-68), diz: “... a visão
132 Revista da Ato – Escola de psicanálise, Belo Horizonte, Angústia, Ano I n. 0, pp. 131-138, 2015
do ano de 2013, mesmo sabendo que não seria uma
tarefa fácil de ser executada.
Então, ante a complexidade do tema, para
atenuar a tensão, apoio-me no dito de Lacan, ainda no Ato
de Fundação: “deixamos a cargo de cada um descobrir suas
promessas e seus obstáculos” (LACAN, 2003, p.242).
Tendo que prosseguir, tentando me soltar vem o
embaraço: como dar consistência ao texto? Ouço a música
de Milton Nascimento “Encontros e despedidas”:
E assim chegar e partir...
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem
Da partida...
A hora do encontro
É também, despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida...
E por que ela me inspirou? Pelo momento,
discussões e reflexões acerca da fundação da Escola, que
aponta para um fim e um começo. Então essa escolha
da música me remeteu ao que Lacan, no capítulo 1 do
Seminário O Ato Psicanalítico (1967-68), diz: “... a visão
132 Revista da Ato – Escola de psicanálise, Belo Horizonte, Angústia, Ano I n. 0, pp. 131-138, 2015