Page 135 - revista_ato (1)
P. 135
Neuza Loureiro
As mudanças estruturais foram implementadas
na Instituição incidindo sobre a nomeação, passando
de Grupo de Estudos Psicanalíticos para Grep – Ensino
e Transmissão em Psicanálise, até chegar ao momento
do passo para Escola, onde o impasse da nominação se
estabeleceu.
Tais preocupações, levando-se às devidas pro-
porções, podem nos reportar ao ato de Lacan. Diante de
sua exclusão da lista de analistas didatas da Sociedade
Freudiana de Paris, SFP – feita em 13/10/1963, mas que
permitia que continuasse a ensinar –, Lacan se indaga:
interessava à psicanálise oferecer um saber sem sujeito?
Tal resolução constitui ponto inegociável a respeito do qual
teve que tomar posição: “decidir-se quanto à pertença de
um dentro e um fora da legitimidade oferecida pelo império
fundado por Freud, em 1910” (RAMOS, jul./dez. 2010, p.
11). fazer escola
Lacan optou pela ruptura e funda sua Escola,
rompendo com a sociedade que havia fundado, dispensando
a demanda de reconhecimento pelo pai. Ele fez um corte.
Seu ato de tomada de posição quanto à herança da teoria de
Freud, não sem angústia e consequências, leva-o a articular
um novo conceito, o de Ato. Ele fez uma escolha forçada,
mas tomou posição, “escolheu entre a originalidade de um
desejo e o apego ao imaginário das origens, no qual sempre
temos a ilusão de encontrar garantias” (RAMOS, jul./dez.
2010, p.18). 135
Revista da Ato – Escola de psicanálise, Belo Horizonte, Angústia, Ano I n. 0, pp. 131-138, 2015
As mudanças estruturais foram implementadas
na Instituição incidindo sobre a nomeação, passando
de Grupo de Estudos Psicanalíticos para Grep – Ensino
e Transmissão em Psicanálise, até chegar ao momento
do passo para Escola, onde o impasse da nominação se
estabeleceu.
Tais preocupações, levando-se às devidas pro-
porções, podem nos reportar ao ato de Lacan. Diante de
sua exclusão da lista de analistas didatas da Sociedade
Freudiana de Paris, SFP – feita em 13/10/1963, mas que
permitia que continuasse a ensinar –, Lacan se indaga:
interessava à psicanálise oferecer um saber sem sujeito?
Tal resolução constitui ponto inegociável a respeito do qual
teve que tomar posição: “decidir-se quanto à pertença de
um dentro e um fora da legitimidade oferecida pelo império
fundado por Freud, em 1910” (RAMOS, jul./dez. 2010, p.
11). fazer escola
Lacan optou pela ruptura e funda sua Escola,
rompendo com a sociedade que havia fundado, dispensando
a demanda de reconhecimento pelo pai. Ele fez um corte.
Seu ato de tomada de posição quanto à herança da teoria de
Freud, não sem angústia e consequências, leva-o a articular
um novo conceito, o de Ato. Ele fez uma escolha forçada,
mas tomou posição, “escolheu entre a originalidade de um
desejo e o apego ao imaginário das origens, no qual sempre
temos a ilusão de encontrar garantias” (RAMOS, jul./dez.
2010, p.18). 135
Revista da Ato – Escola de psicanálise, Belo Horizonte, Angústia, Ano I n. 0, pp. 131-138, 2015