Page 125 - Revista ATO Ano 4 N 4
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Regina Macêna
Contudo, precisamos fazer um paralelo entre a noção de
diagnóstico, trazida pela clínica médica – neuropsiquiátri-
ca, neste caso – e pela psicanalítica.
Enquanto a psiquiatria trata o diagnóstico pelo viés psico- A economia pulsional, o gozo e sua lógica
patológico e diferencial, baseado na sintomatologia e no
déficit, a psicanálise sustenta-o no aspecto da constituição
do sujeito através da relação deste à castração, ao gozo e ao
Outro.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Men-
tais (DSM – 5) – 5ª edição – coloca o autismo, enquanto
Transtorno do Espectro Autista (TEA), com marcadores
nos seguintes critérios diagnósticos:
a) Déficits persistentes na comunicação social e na in- 125
teração social em múltiplos contextos [...] 1 – déficits na
reciprocidade socioemocional [...]; 2 – déficits nos com-
portamentos comunicativos não verbais usados para in-
teração social [...]; 3 – déficits para desenvolver, manter e
compreender relacionamentos [...]. b) Padrões restritos e
repetitivos de comportamento, interesse ou atividade [...].
1 – Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereoti-
pados ou repetitivos [...]; 2 – insistência nas mesmas coi-
sas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de
comportamento verbal e não verbal [...]; 3 – interesses fi-
xos e altamente restritos que são anormais em intensida-
de ou foco [...] 4 – hiper-reatividade ou hiporreatividade a
estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos
sensoriais do ambiente [...] (DSM-5, 2014, p. 50).
Revista da ATO – escola de psicanálise, Belo Horizonte, ano 4, n. 4, p. 121-137, 2018
Contudo, precisamos fazer um paralelo entre a noção de
diagnóstico, trazida pela clínica médica – neuropsiquiátri-
ca, neste caso – e pela psicanalítica.
Enquanto a psiquiatria trata o diagnóstico pelo viés psico- A economia pulsional, o gozo e sua lógica
patológico e diferencial, baseado na sintomatologia e no
déficit, a psicanálise sustenta-o no aspecto da constituição
do sujeito através da relação deste à castração, ao gozo e ao
Outro.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Men-
tais (DSM – 5) – 5ª edição – coloca o autismo, enquanto
Transtorno do Espectro Autista (TEA), com marcadores
nos seguintes critérios diagnósticos:
a) Déficits persistentes na comunicação social e na in- 125
teração social em múltiplos contextos [...] 1 – déficits na
reciprocidade socioemocional [...]; 2 – déficits nos com-
portamentos comunicativos não verbais usados para in-
teração social [...]; 3 – déficits para desenvolver, manter e
compreender relacionamentos [...]. b) Padrões restritos e
repetitivos de comportamento, interesse ou atividade [...].
1 – Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereoti-
pados ou repetitivos [...]; 2 – insistência nas mesmas coi-
sas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de
comportamento verbal e não verbal [...]; 3 – interesses fi-
xos e altamente restritos que são anormais em intensida-
de ou foco [...] 4 – hiper-reatividade ou hiporreatividade a
estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos
sensoriais do ambiente [...] (DSM-5, 2014, p. 50).
Revista da ATO – escola de psicanálise, Belo Horizonte, ano 4, n. 4, p. 121-137, 2018