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Rosana Scarponi Pinto

Diante de novas propostas de funcionamento,
foram caindo os “artigos” que sustentavam a instituição
Grep pautada na certeza dos ideais inseridos em seus
regulamentos e no seu ensino. Partimos para a transmissão,
com toda a incerteza e investimento que essa mudança
foi causando. Lacan, no Seminário De um Outro ao outro,
atesta a diferença da transmissão com relação ao ensino:

... eu gostaria que as pessoas se dessem conta de que já não é
possível desempenhar o papel que convém à transmissão do
saber sem ser psicanalista (LACAN, 2008, p.158).

Daí podemos também pensar topologicamente fazer escola
intensão/extensão em continuidade.
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A partir desse descentramento, iniciamos nos-
sas tentativas de delimitar parâmetros para a entrada de
novos membros aproximadamente em 2010, através da co-
missão de acolhimento. Ressaltamos a referência que La-
can – no Ato de Fundação (p. 240, item 2), denominado
“Da candidatura à Escola” – faz a esse trabalho: “A can-
didatura à Escola (...) a princípio, ficará com uma simples
comissão de acolhimento, chamada Cardo, isto é, gonzo dito
em latim, o que indica seu espírito” (LACAN, 2003, p. 240).
[Referência ao mecanismo do cartel e significa dobradiça;
uma parte presa a um objeto fixo e a outra a um objeto mó-
vel, tal qual uma porta ou janela, permitindo movimento].

O percurso com relação às referências para a
entrada na Escola envolveu estudos, cartéis, troca de expe-
riências com outras Escolas, apresentações em jornadas.

Revista da Ato – Escola de psicanálise, Belo Horizonte, Angústia, Ano I n. 0, pp. 139-148, 2015
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