ATO - Escola de Psicanálise

A ATO  ̶  escola de psicanálise tem suas raízes originadas do Grupo de Estudos Psicanalíticos (Grep). Foi fundada em 2014 pela necessidade de renovação, passando a ter como referência de funcionamento a lógica de escola.

Em relação ao saber, pensar a escola é ter a falta no horizonte, contar com a invenção, a partir do ensino e da transmissão. Nessa perspectiva, a ATO oferece vários dispositivos em que o debate está presente, favorecendo a construção do saber no um a um de cada analista.

Os trabalhos, sustentados na teoria de Freud e Lacan, se organizam em seminários, cartéis, extensão com outras áreas da cultura, jornadas, além da clínica, espaços onde o saber não todo circula e causa o desejo de analista.

O funcionamento da escola se estrutura por comissões formadas pelos membros da ATO e se organiza nos seguintes eixos:

1) Formação

2) Funcionamento (administrativo/financeiro)

3) Publicação (revista/site/agenda/divulgação)

4) Dispositivos (cartel/passe/secção clínica/acolhimento)

5) Eventos (jornada/biblioteca/interlocução/fórum mineiro/encontro de cartéis/encontro de apresentação de trabalhos).

A inclusão como membro da escola ocorre pela transferência com o trabalho desenvolvido e pela implicação de cada um no seu próprio percurso de formação, experiência que se baseia no enodamento da análise pessoal com o estudo da teoria psicanalítica, a prática clínica e a supervisão de casos atendidos.